FernandoSantana

FERNANDOSANTANA paixão pelo futebol

HEXA – 1963 a 1968

Parabéns pelas comemoraçoes a todos alvi-rubros nos festejos dos 40 anos da ” SAGA do HEXA “.

Menino ainda já admirava ao ver o time do Náutico jogando por música. Mesmo sendo Santa Cruz ficava pasmo ao ver Bita o ‘ Homem do Rifle ‘. Seus tiros certeiros o fizeram 3 vezes seguidos artilheiro do campeonato Pernambucano ( 1963/64 e 1965 ).

O início da Campanha Gloriosa em 1963, um grupo trabalhado nas divisões de base por Alexandre Borges, que o técnico argentino Alfredo Gonzalez soube mesclar. Com isso evitou o tri-campeonato do Sport Clube do Recife.

O título foi decidido numa melhor de três partidas contra o Sport.
Primeiro jogo nos Aflitos 3 x 2 para o Náutico, e no segundo jogo na Ilha: Náutico 4 x 2 Sport.

Na campanha do bi-campeonato o clube dos Aflitos conquistou de forma invicta, em 24 jogos; foram 19 vitórias e apenas 5 empates.

No tri-campeonato o Sport ganhou o primeiro turno, e vejam só para conquistar o segundo turno; bastava vencer o Santa Cruz e ir para uma partida extra com o Náutico. Fato é que empatou com o tricolor e o Náutico foi beneficiado. Foram para melhor de três Sport e Náutico mais uma vez campeão ( digo Tri-Campeão ).

1966 – Tetra-Campeão novamente vencendo o Sport numa melhor de três.

1967 – Penta-Campeão.

A fórmula do campeonato mudou para três turnos e com jogos só de ida. O Náutico de forma invicta venceu os três turnos.

1968 – HEXA-CAMPEÃO!

Repetiu-se a fórmula do ano anterior com 3 turnos. O Náutico ganhou o primeiro e segundo turno, o Sport o terceiro. Indo para uma partida extra vencida pelo Sport. O que lhe deu o direito de disputar em melhor de três partidas. O Náutico venceu a primeira por 1 x 0 nos Aflitos, na Ilha do Retiro o Sport ganhou por 3 x 2, e o Náutico na terceira partida foi hexa ao ganhar de 1 x 0.

Atletas que participaram da memorável campanha: Lula Monstrinho, Gena, Fraga, Mauro, Clóvis; Salomão, Ivan Brondi, Nado, Bita, Nino e Lala, Rinaldo, China, João Adolfo, Deda, Didica, Miruca, Gilson Costa,Toínho, Gilson Saraiva.

*** Fonte de Pesquisa: Jornal do Commercio e Livros de Carlos Celso Cordeiro ***

Fernando Santana

Categoria: Artigos

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


6 − quatro =