FernandoSantana

FERNANDOSANTANA paixão pelo futebol

Artilheiro frio

No último domingo(06/09) fui convidado para participar do Lance Final na Globo/NE.

Chegando lá, encontrei a Maravilha do Arruda(Luciano Veloso). Que na sexta-feira, esteve nos Aflitos com o editor Paulo Morais. Lembravam no local da quarta partida, o gol de falta da vitória contra o Sport(2a1).

Papo vai, papo vem, chegam: Geórgia Kirillos, Lúcio, Rembrant e Paulo Morais… todos nos dando como sempre as boas vindas.

Começa a gravação, e, eu, surpreso, não com a pergunta, mas com a resposta de Luciano. A pergunta de chofre: por que você não vibrava ao marcar GOLS?

Ele puxa pela memória, olha prá mim.. e diz: lembra Santana? Eu, calado, espero… e, ele continua, era o ano de 1966, nós tínhamos chegado de Belo Horizonte, onde fomos disputar o Brasileiro de seleção juvenil.

Quando retornamos a Recife, era véspera de um clássico entre Santa Cruz e Sport. Surgia aí a oportunidade que todo juvenil espera, a de jogar um clássico. Pois foi o que aconteceu para Luciano. Dois atletas titulares do meio de campo, machucados. O treinador Alexandre Borges, pergunta a Lourinaldo Rodrigues como foi a participação de Veloso lá em Minas Gerais. Resposta imediata: “muito bem”. Então, vou colocar ele no jogo.

Porém, ele, nos tráz para antes da viagem, e diz: … o Ivan,… aí Rembrant… o garganta de ouro…é.. vem fazer uma entrevista comigo. Ei! Garoto , olha, e, Luciano, pede para entrevistar outra pessoa, pois está com a garganta inflamada. O Ivan Lima, olha prá ele achando que é máscara… e sapeca… já vi muitos iguais a você … acabarem-se assim…o que Luciano responde : então me desconvoque.

Volta para o jogo contra o Sport, e ele afirma que soube pelos familiares que na rádio seu nome não era falado, só o número da camisa. Pior, o Santa perdeu de 4a0. Culpa de Luciano Veloso??? Um juvenil esperançoso, cheio de vontade de vencer!

Eu, que joguei tanto tempo com a Maravilha, NÃO SABIA. Pensei que fôsse algo como: “ser diferente”.

Até porque um gol, nós vemos como: alegria, VIDA, êxtase.

Acreditem…jogo pelada aos domingos com a fera, e ele, mesmo quando faz seus gols… sai como se nada tivesse acontecido.

Fernando Santana

Categoria: Boleiro

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.